top of page

ator

Jef Lyrio

DRT 50244 RJ

JEFF 16.jpg

Jef Lyrio é ator, pesquisador, compositor e professor de teatro. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – PPGAC da UNIRIO. É graduado no curso de Artes Cênicas, Bacharelado em Interpretação Teatral, pela UNIRIO (2015). É licenciado em Teatro pela Faculdade Mozarteum, SP. Cursou o profissionalizante de ator da Casa das Artes de Laranjeiras - CAL - nos anos de 2010 e 2011.

Atuou como professor no curso livre de teatro do Sesi Duque de Caxias no ano de 2018. Ainda em Duque de Caxias, em 2019 realizou o projeto Aqui Em Cena, em parceria com o ator e professor Sérgio Kauffmann, onde ministrava aulas de teatro para turmas de crianças, jovens e adultos. Participou de três módulos da pesquisa laboratorial do coletivo Brecha sobre as técnicas de ViewPoints e Diagramas Móveis (2014, 2015 e 2016). É artista pesquisador no grupo de pesquisa Hanimais Hestranhos, coordenado pela professora Tatiana Motta Lima.

Em cena, atuou nos espetáculos "Cidadela" (2014), com o Coletivo Arvorá, direção e dramaturgia de Diego de Angeli; "Apanhei-te Ernestinho", direção de Juliana Linhares (2013). Atua e toca no espetáculo infantil "Dinossauros e Pelancas" (desde 2015), direção de Juliana Linhares e dramaturgia de Clarice Lissovsky e Natália Araújo.

Além do seu trabalho como ator, mantém em paralelo uma pesquisa em composições musicais - tanto numa relação direta com a cena quanto num âmbito mais amplo de criação sonora. Em 2016 assinou a música original do espetáculo de palhaços "Um Bonde Chamado Bocejo", pela Cia Volante, direção de Victor Seixas. E em 2017, em parceria com Natália Araújo, compôs as músicas infantis que integram o espetáculo "Pira Caipira", onde também atua, direção de Juliana Linhares.

bottom of page